Pista visual e o Freezeng

Pista visual e o Freezeng

Existem milhões de pessoas convivendo com limitações de locomoção no mundo todo e, com o envelhecimento da população, este número deverá crescer de maneira exponencial nos próximos 20 anos.

No caso da Síndrome de Parkinson a cura ainda não é possível mas grandes avanços têm sido realizados, como o desenvolvimento de dispositivos de auxílio e reabilitação da marcha funcional, que utilizados durante sessões de treinamento com fisioterapeutas ou no dia a dia dos pacientes, melhoram sua qualidade de vida e dão maior autonomia e segurança aos pacientes.

Em estágio mais avançado, a partir de 2,5 numa escala de 1 a 5, os portadores da Síndrome de Parkinson apresentam tremores, o chamado freezing (perda de ritmo e travamento) e a acinesia (atraso involuntário de movimentos), gerando forte instabilidade, alterações da marcha e passos mais curtos que contribuem para que ocorram muitas quedas com eventuais fraturas e suas complicações. Os diversos tratamentos disponíveis se somam com objetivo de melhorar a qualidade de vida de uma maneira geral do paciente e extender sua autonomia pelo maior tempo possível já que ainda não há previsão de cura para o Parkinson.

A Proposta

A Bengala 4.0, baseada no aprimoramento dos estudos do neurologista Dr. Van Gerper, é utilizar a capacidade de plasticidade do cérebro, que permite que as células vizinhas às áreas degeneradas façam o trabalho necessário para gerar uma resposta neurológica e simular um caminho virtual que coordena e ritma a passada.

“A pista visual incentiva o paciente a interromper os episódios de congelamento, aumentando, assim, o comprimento das passadas”, afirma a Dra. Carolina Souza, fisioterapeuta do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Ja que existem milhões de pessoas convivendo com limitações de locomoção no mundo todo. É importante que exercícios de fortalecimento, propriocepção e coordenação motora aliados à medicação prescrita pelo neurologista são imprescindíveis para o paciente com Parkinson.